german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

22 de março, Dia Mundial da Água



O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas, como devemos comemorar esta importante data?

Não só neste dia, como em todos os dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


A importância da água no planeta terra


A água encontra-se praticamente em toda a parte da Terra. Pode apresentar-se de formas diferentes: salgada ou doce, pura ou mineralizada, à superfície ou subterrânea, em gelo, neve, granizo, nevoeiro, chuva, vapor e ainda como principal constituinte dos seres vivos.

A sua distribuição no planeta é variável, uma vez que a água encontra-se em permanente movimento–ciclo natural da água ou ciclo hidrológico.

Cerca de 97% da água existente no planeta é salgada, restando apenas menos de 3% de água doce, da qual, cerca de 2% encontra-se nos glaciares, no estado sólido, o que significa que não pode, para já, ser utilizada para consumo. Assim, menos de 1% de água encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de água e é esta que constitui a reserva de água potável.


A importância da água para o homem

A água é um recurso natural tão importante que se enconta presente em praticamente todas as atividades humanas.

● Na manutenção e no funcionamento equilibrado do corpo humano - A água é essencial ao bom funcionamento do corpo, dada a sua elevada percentagem no organismo humano. Diariamente perdemos, em média, 2,5 l de água por dia e para mantermos o equilíbrio e bom funcionamento do corpo, devemos ingerir a mesma quantidade de água potável por dia.


●Na higiene - Fundamental para a existência de uma vida com saúde e bem-estar. Inúmeras doenças são originadas por deficientes condições higiénicas.

●Na agricultura - É usada para a rega ou irrigação das culturas que vão fornecer alimento e matérias-primas.

●Na pecuária - É utilizada para dar de beber aos animais e também para lavar os dejetos dos animais.

●Na indústria - Fornece matéria-prima para o fabrico de produtos ou é utilizada como meio de arrefecimento e lavagem.

●Na produção de energia elétrica - A força da água, quando liberta pela abertura das comportas de uma barragem, faz movimentar a turbina hidroelétrica que, por sua vez, faz funcionar um alternador que produz corrente elétrica.


●No transporte de passageiros e de mercadorias - Os oceanos, os mares e os rios são considerados vias de comunicação importantíssimas. O transporte marítimo é atualmente responsável por 80% do transporte mundial.


●Na prática de algumas modalidades desportivas - No mar, nos lagos ou rios o homem utiliza a água para praticar alguns desportos, como: a natação, o windsurf, a vela, a canoagem…


●Nos momentos de laser - Nas praias, nos rios, na neve, nos cruzeiros marítimos.


●No tratamento de algumas doenças e para relaxamento - A hidroterapia e as estâncias termais são utilizadas no tratamento de algumas doenças e também para o relaxamento.


●No combate aos incêndios - A água é um recurso indispensável no combate aos incêndios florestais e urbanos. Os incêndios causam imensos prejuízos, afetam a vida das pessoas e provocam a extinção de numerosas espécies vegetais e animais.



Para os outros seres vivos

Tal como o homem, as plantas, os animais e os organismos microscópicos têm necessidade de água para viver. Ela está envolvida na estrutura e nas atividades dos seres vivos.

Os seres vivos podem habitar dentro ou fora da água, mas não podem deixar de viver com ela, uma vez que são compostos, em média, de 80% de água.


Para a Natureza

Na Natureza a água molda rochas, modifica paisagens, forma rios, mares e lagos.

Para tudo utilizamos a água, esse bem precioso e que precisamos dar maior importância em sua conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável, pois sem ela não sobrevivemos.

Vamos cuidar e poupar a água hoje, para a termos amanhã.


A utilização racional da água é uma obrigação de todos nós, crianças e adultos, em todos os nossos atos do dia a dia.






Você que leu esse artigo, que tal deixar uma frase sobre o Dia Mundial da Água?

Aqui deixo a minha: "Economize a água e valorize a vida!"

Faça a sua parte!




Recomende isto no Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...