german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down

A síndrome de Down é um distúrbio genético que pode afetar qualquer raça, sexo ou etnia.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

Fonte: Wikipedia

O que é a síndrome de Down?

A síndrome de Down, ou trissomia 21, é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da gestação de uma criança. Por conta disso, essas pessoas têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população, acarretando uma série de consequências para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. Entre elas estão algumas características físicas, como os olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual.

A intensidade de cada um desses problemas varia imensamente de pessoa para pessoa e não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento. Ter traços Down bem marcados não necessariamente quer dizer que a pessoa é mais afetada pela síndrome. Mas, em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade.

É preciso lembrar, no entanto, que o bebê com síndrome de Down é um bebê como outro qualquer. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter alguns problemas semelhantes entre si, mas cada uma é um indivíduo com personalidades e características diferentes e únicas. Cada um deles tem o direito de participar da sociedade em sua plenitude. Cada um deles tem o direito de gozar de boa saúde, tanto física como emocional e, portanto, direito a receber tratamento médico e as intervenções psico-educativas que sejam necessárias.

Fonte: Movimento Down, neste portal lançado hoje, você vai encontrar artigos sobre benefícios e experiências da inclusão, bem como dicas de como contribuir para que ela aconteça, seja na escola, na sociedade ou na família.

As pessoas com deficiência têm uma série de direitos garantidos por lei e no portal você terá tudo especificado, o endereço do site é:
www.movimentodown.org.br


Joana Morcazel, viveu a personagem Clara, na novela "Páginas da Vida"

No Brasil, houve muita repercussão na mídia, pelo jogador de futebol Romário, estrela da Copa de 1994, que é pai de Ivy, portadora da síndrome de Down e da novela "Páginas da Vida", que abordava brilhantemente o tema, que teve a atriz mirim Joana Morcazel, vivendo a personagem Clara, uma criança com Síndrome de Down.





Superando obstáculos

A história de dois patinadores que tem Síndrome de Down e de um professor apaixonado pela Patinação Artística, que através do esporte, faz um trabalho maravilhoso de inclusão social. Participações dos ex-jogadores Romário e Danrlei, hoje deputados federais pelo estado do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, respecticvamente, e do atual Presidente da Câmara Federal, Marco Maia.







Recomende isto no Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...